Para muitos, o planejamento estratégico pode parecer algo muito técnico, porém, planejar da forma correta traz grandes benefícios práticos.
O conceito de planejamento estratégico se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma empresa, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisando. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja.
Ele é um conceito básico da gestão e administração empresarial. O planejamento é um processo que pode ser desenvolvido e incorporado na cultura de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho e segmento em que atua. Todas as empresas possuem objetivos a serem atingidos, logo, todas podem e devem ter o seu planejamento estratégico.
O planejamento é um processo participativo, que precisa contar com o engajamento de todos – começando pelo líder da empresa. O alinhamento entre as pessoas que fazem parte da empresa é um dos principais fatores para o sucesso.
Porquê planejar?
- 1. Organização
A empresa como um todo passa a ter uma visão mais clara de seus objetivos. Quando colocado no papel, o planejamento começa a ser algo tangível, os objetivos ficam mais definidos e saem apenas da teoria.
- 2. Assertividade
Aumento de assertividade das decisões. Com o planejamento definido, torna-se mais ágil a tomada de decisões, visto que se tem uma ideia melhor de onde a empresa está e onde se quer chegar.
- 3. Decisão racional
Permite que as decisões sejam tomadas de forma mais racional, com base em dados mensurados. Com o sistema de planejamento, se torna mais fácil o acesso às metas que estão sendo atingidas e das que não estão, para criar uma estratégia de como poder cumpri-las.
- 4. Priorização
Oferece condições para uma melhor priorização de tarefas. É importante ter um cronograma das principais ações a serem tomadas, e assim não perder tempo com algo que pode ser resolvido em outro momento.
- 5. Comprometimento
Aumenta o grau de comprometimento da equipe, na medida em que participam do processo e ficam mais engajados. As pessoas ficam mais engajadas quando conhecem melhor suas atribuições e a importância delas na empresa.
- 6. Estratégia
Possibilita ao gestor investir naquilo que é mais estratégico. Sem um planejamento é impossível compreender a importância de cada estratégia para atingir os objetivos desejados.
- 7. Prevenção de problemas
Previne problemas, inclusive de relacionamento. Problemas de relacionamento são comuns quando não há comunicação interna e definição de tarefas. Planejar evita que aconteçam mal-entendidos entre funcionários.
- 8. Produtividade
Oferece ganhos de produtividade e qualidade nas entregas. Com suas funções definidas, todas as pessoas da organização podem ter um foco maior em suas atividades, proporcionando um trabalho bem feito.
- 9. Economia
Reduz o desperdício e o retrabalho. Quando se tem um planejamento estratégico fica muito mais fácil a compreensão de como o trabalho deve ser feito, evitando erros de procedimentos.
- 10. Otimização do tempo
O planejamento proporciona ganho de tempo. A estratégia é prática e conforme aplicada ela torna mais ágil a execução das atividades da empresa e melhora o rendimento dos processos.
Fonte: Josimar Gonçalves