3 DICAS PARA FORMAR UMA EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO

“Existe o lado gestor para a tomada de decisões sobre números e processos da empresa e existe o lado líder do empresário que envolve pessoas, movimento das equipes e quem são as pessoas que ele tem para ajudar a construir resultados”.
Com expertise internacional em formação de pessoas e treinamento qualificado, Kátia Miranda apresentou a empresários do segmento de Materiais para a Construção, caminhos para avanços em venda e relacionamento com o cliente. A palestra trouxe, ainda, expectativas boas para o varejo em 2024, entre elas a Confiança; Emprego x Renda e linha de Crédito.
“As pessoas estão com confiança em relação à economia, o emprego e renda têm dado sinais positivos para a contratação e isso significa que mais pessoas estão sendo inseridas, o que gera mais renda para o mercado. Especialistas definem que há uma massa salarial disponível para o consumo. Devo salientar que a queda nos juros que hoje está com taxa na casa dos 9%, funciona como um estímulo para quem vai reformar ou construir, bem como para fazer uso de financiamento. Os programas “Minha Casa Minha Vida” e o PAC- Programa de Aceleração do Crescimento- chegam também como canal para geração de renda e de giro econômico. A meu ver o pior já passou, e agora é o momento de o empresário aproveitar essas prospecções positivas e assumir o papel de gestor de seu negócio”, disse Kátia

- PRIMEIRO PASSO
Gestão e Liderança – Existe o lado gestor para a tomada de decisões sobre números e processos da empresa e existe o lado líder do empresário que envolve pessoas, movimento das equipes e quem são as pessoas que ele tem para ajudar a construir resultados. Para que o seu mapeamento dê certo é preciso fazer perguntas.
1ª Fase: Mapeamento da empresa na visão de negócios:
- Despesas operacionais;
- Estoque – equilíbrio entre excesso e ruptura;
- gestão comercial.
Gestão comercial e prestação de serviços ao cliente: Trabalhar equipe de vendas e a visão do cliente sobre a loja. Diante da excelência operacional pela perspectiva do cliente, faça essas perguntas: – O cliente compraria na sua loja? O que eu ofereço está em nível aceitável? Você, ao entrar na sua loja, compraria nela?
Nessa fase é importante avaliar se os processos dentro da empresa estão dentro do padrão que o cliente precisa e quer como consumidor. Faça avaliação de produtos e atendimento. É dando voz a seu cliente que você consegue avaliar esse mapa de comportamento dele.
Como mapear a satisfação do cliente:
- Principais reclamações;
- Devoluções de vendas;
- Conversas com os clientes;
- Taxa de conversão: quantos clientes estão entrando na loja e quantos estão fechando negócios.
Informações que orientam o empresário em ajustes que precisam ser feitos.

2. SEGUNDO PASSO
Liderança: produzir com o que eu tenho. A sua equipe de vendas está preparada?
- É agressiva – focada;
- Tem domínio de produtos ou precisa ser qualificada?
- Gestão de orçamentos – Acompanha a taxa de conversão?
- Pós- Venda- Tem acompanhado o relacionamento com o cliente pós-venda?
O posicionamento do empresário não deve estar somente no preço, esta ação o coloca na mão do concorrente. Posicionamento em prestação de atendimento diferenciado para agregar valor, é mudança de chave e precisa de equipe preparada.

3. TERCEIRO PASSO
Propósito:
O empresário só terá uma equipe engajada e de alto desempenho apostando em PROPÓSITO. Normalmente o indicador de negócios está em meta de venda. Propósito é se posicionar. Pergunte-se: – Eu quero ser na minha região a referência? – Eu quero ter índice de qualidade operacional na minha empresa? Isso é PROPÓSITO.
Identificados os gargalos e os propósitos é hora de trabalhar. A engrenagem das áreas é primordial no atendimento ao cliente e muitas vezes a conflitos: processos sem padronização e muitas das vezes o padrão está somente no pensar e não mapeado.Conexão das áreas que constroem o propósito:
Conexão das áreas que constroem o propósito:
- Vendas
- Compras
- Logística
- Adm/Financeiro
- Comunicar e gerir as principais fontes de conflitos
Desafios coletivos: Como ter uma equipe de Alto Desempenho
- Desenvolver a confiança da equipe e competências para assumir riscos.
Perguntas:
- Quem eu tenho na minha equipe?
- Quem são os influenciadores?
- O que será necessário desenvolver para esse resultado?
Aproveite as dicas para elevar sua marca, atendimento e negócio na percepção do seu cliente e tenha ótimos resultados.
Kátia Miranda é a responsável pelo curso “Liderança para resultados” oferecido pelo Sindimaco ao lojista de materiais para a construção. A qualificação prepara pessoas que comandam equipes para resultados.
Kátia Miranda- Trainer
Especialista em Desenvolvimento de Pessoas.