
Em parceria com o Senac e a Rede da Construção, a presidente do Sindimaco, Irma Fernandes, levou ao Serviço Nacional de Aprendizagem uma proposta de qualificação exclusiva para o segmento de materiais para a construção. Além de ter um curso validado pelo Senac e com certificação nacional, a iniciativa visou o mercado e melhorias em vendas e relacionamento. A proposta piloto foi aplicada em oito lojas da Rede da Construção e a boa nova é que empresas participantes registraram, no período do curso, um sinal positivo no comportamento do time de loja, principalmente na qualidade de atendimento com crescimento em resultados mais de 80%.
O curso foi estruturado em 48 horas no formato presencial (04 encontros) para a aplicação do conteúdo estratégico. O inscrito recebeu dicas e orientações sobre abordagem e análise do perfil do cliente para expectativas, dores e busca de soluções que gerem venda. A ideia visa posicionar o profissional na jornada de compra mais especializada, usando a empatia e o protagonismo do próprio aluno dentro do processo. Na prática, um percurso profissional que gera estímulos mentais para um melhor posicionamento do vendedor e ou gerente. “Eu fui premiada, sim, estou muito feliz por ter sido avaliada pelo cliente oculto com mais de 80% de aprovação. Isso é estímulo para continuar com o que aprendi”, disse Lúcia Matos vendedora que foi testada e aprovada pelo curso.

Cliente Oculto registrou melhoria protagonismo e em atendimento
O Cliente Oculto foi aplicado pela empresa De Olho no Atendimento em duas etapas, a primeira realizada antes da aplicação do método de relacionamento e vendas e a última no final do curso batizado de Excelência em Vendas. Segundo Alexandre Pereira Martins- da empresa de Olho no Atendimento e responsável pela aplicação do Cliente Oculto, a melhora do vendedor teve um aumento significativo. ‘O cliente oculto mede a qualidade do atendimento sobre a satisfação do cliente e a eficiência do vendedor em conseguir levar o contato para o fechamento da venda. Ou seja, atender as necessidades daquele cliente, resolver o problema e, claro, vender”.
Uma equipe de 12 avaliadores participou dessa fase de avaliação e na forma presencial. O antes e depois foram fundamentais para percebermos o vendedor e “teve loja que a equipe avançou em mais de 80% em resultados”, registra Alexandre Pereira.
Ainda segundo o especialista, a média das lojas antes do treinamento era de 35% de ações corretas em vendas. No fechamento do curso esse número chegou a 64%, um aumento médio de 74% em ganhos e teve lojas que aumentaram significativamente o resultado com vários vendedores tendo nota acima de 80%.

Para Robson Pereira de Azevedo – coordenador de cursos de Gestão e Comércio do Senac- a avaliação para o mercado também foi positiva. “Na parte do cliente oculto também foi importante para o Senac que não executava esse serviço e tivemos que desenvolver esse processo de avaliação também dentro do Senac, ganhamos mais aprendizado para aplicação desse curso e para outros que temos em nossa grade”, frisa Robson Azevedo, parabenizando a presidente Irma Fernandes por levar essa oportunidade exclusiva ao Senac.
A presidente avaliou o curso como uma experiência única e que ela espera ver em todas as lojas de materiais para construção.
“Lançamos a oportunidade e esse piloto vai gerar ajustes para que fique ainda melhor. Penso ser ferramenta de vendas e relacionamento e que o nosso empresário merece!”, finaliza Irma Fernandes.
“É um formato de curso que se torna um case para o Senac por ser um modelo que pode ser trabalhado para outros setores, não só o da construção. Foi uma excelente experiência e a gente vai levar para o mercado de trabalho”, Robson Pereira de Azevedo.

PREMIAÇÃO “EXCELÊNCIA EM VENDAS”
1º curso voltado ao segmento de materiais para a construção.
Iniciativa Sindimaco- Senac- Rede da Construção. Um sucesso que poderá ser oferecido a outras lojas do comércio de materiais para a construção em Goiás e no Brasil.








































