SINDIMACO INFORMA SETEMBRO/2024
LAYOUTIZAÇÃO – O METRO QUADRADO DE LOJA, QUANTO EU VENDO COM ISSO?

A layoutização é ferramenta estratégica para você alavancar vendas e a boa aplicação reflete em seu lucro final. A arquiteta Teresa Mesquita é especialista em projetos de layout para lojas de materiais para a construção, e contou para o Sindimaco Informa como é planejar esse salão de vendas para entender melhor o seu cliente.
SINDIMACO INFORMA: O METRO QUADRADO É OPORTUNIDADE DE VENDA? O LOJISTA PERDE EM DINHEIRO QUANDO NÃO CONHECE A VIVÊNCIA DO CLIENTE DENTRO DA LOJA? EXPLIQUE.
TERESA MESQUISTA: Perde e muito. Em propostas que apresentamos ao cliente estão respostas para isso. Eu sempre pergunto se o empresário, em seu dia a dia, já parou para observar como o cliente dele passeia pela loja, porque o cliente na loja é oportunidade de venda e o layout tem que incentivar a movimentação dele. Caso tenha uma “zona fria”, onde ninguém vai, isso já é um problema.
SINDIMACO INFORMA: ENTÃO A LAYOUTIZAÇÃO TEM MÉTRICAS, REGRAS E INSIGHTS?
TERESA MESQUISTA: Sim, não é só deixar organizado e bonito, é como ele está organizado. A arquitetura comercial é ter foco no espaço para a boa aplicação do design do varejo, que é onde fica a experiência do cliente com foco no merchandising visual. A propaganda bem feita pela exposição de produtos não é organizar para ter mais produtos expostos, e sim como estarão expostos para que o cliente viva a experiência de compra e finalize a compra.
SINDIMACO INFORMA: O CLIENTE PRECISA SER ESTUDADO?
TERESA MESQUISTA: Sim, e sabemos que as lojas conhecem o perfil ou perfis. Mas a nossa proposta é o empresário entender melhor qual a cultura de compra dentro da loja dele. Quanto esse cliente (perfil) paga, a faixa econômica, avaliar o bairro que a loja está, a própria cidade, e qual é o tipo de loja dele dentro desse contexto para assim aplicar as estratégias de design de loja.

SINDIMACO INFORMA: COMO FAZER A LOJA SER LEMBRADA PELO CLIENTE, QUANDO ELE DECIDE FAZER UMA COMPRA?
TERESA MESQUISTA: São necessárias várias estratégias pra isso, umas delas é ter um bom layout.
O layout faz com que os produtos fiquem melhor setorizados, o que produz uma experiência de compras mais positiva para o cliente.
Uma loja com produtos bem posicionados estimula a circulação, aumenta o tempo de permanência do cliente e gera mais vendas por impulso. Um layout estratégico é responsável por fazer da loja um ambiente mais agradável para compras, e a transforma em destino de compras preferido do consumidor. Para que as lojas de materiais de construção cheguem a esse modelo ainda há muito o que amadurecer no quesito. Para oferecer boa experiência de compras ao cliente, o setor ainda pode melhorar bastante seus formatos de loja.
SINDIMACO INFORMA: COMO FAZER?
TERESA MESQUISTA: Expositores para cada produto porque visibilidade cria vendas, localização na loja, agrupamento para oferecer entendimento imediato pelo cliente sobre o produto que ele busca, posicionamento, volume, nem em excesso e nem faltando, excesso passa impressão de bagunça e faltando dá sensação de escassez, e comunicação por etiquetas. Quando você eleva a organização da sua loja ela tem potencial para avaliação da iluminação, se está favorável ou não, se está limpa ou não. Ou seja, você passa a ver o seu negócio por olhares que ainda não foram dados, ou que precisam de maior atenção.

Nota SINDIMACO- SEBRAETEC:
A arquiteta Teresa Mesquita fará parte do atendimento Sebraetec ao lojista para planejamento voltado às lojas de materiais para a construção, com apoio nos custos de 70% àquele que está no Simples Nacional.
A presidente do Sindimaco Irma Fernandes acredita que consultorias como essa são importantes disponibilizar ao empresário para melhorias em desempenho e vendas.
Contato: (86) 9 9428-9631.
Instagram: @teresamesquitapi
